5asec
O cliente entrega suas roupas, desde
uma camiseta básica, passando por um blazer, até cobertores e vestidos
de festa, que são lavadas a seco, passadas a frio e embaladas
mecanicamente. Esse processo acontece em até 1 hora, disponibilizando ao
cliente tempo livre para fazer compras, passeios, trabalhos, etc. Lavar
roupas para a 5asec, que se posiciona como uma especialista em tecidos,
é uma questão de profissionalismo e bom atendimento ao cliente, afinal
da concepção e localização das lojas, até o treinamento e postura da
equipe, a rede está associada à praticidade e ao ritmo da vida urbana
contemporânea.
A história
A história da marca começou em 1968
quando sua primeira loja foi aberta na cidade de Marselha na França,
criada por Roger Chavanon em cooperação com outros experientes
especialistas em lavagem de roupas. A proposta do novo negócio era muito
simples: prestar um serviço objetivo, transparente e simples no serviço
de lavagem a seco, oferecendo cinco tipos diferentes de preços (daí se
originou o nome da marca, 5asec), cujos valores eram mais baixos do que
os oferecidos pelos concorrentes da época, além da redução do tempo na
entrega das roupas em no máximo 1 hora. Foi uma revolução. Isto porque,
nesta época, o segmento de limpeza têxtil era constituído por
lavandarias independentes que promoviam um serviço de qualidade às
classes sociais mais altas cobrando valores exorbitantes e, acima de
tudo, longos prazos de entrega. No ano seguinte foram inauguradas mais 3
lojas, entre elas, a primeira a ser aberta dentro de um shopping
center. Aos poucos a rede 5asec (em francês se pronuncia “sanque à sec”) foi revolucionando o segmento e passando a limpo todos os conceitos em limpeza e tratamento de roupas.
No ano de 1970, o senhor Albert
Toby, desenvolveu a primeira loja fora da França, que foi inaugurada na
Bélgica. Nos próximos dois anos a rede inaugurou 83 novas unidades,
sendo algumas delas na Suíça e em Luxemburgo. De 1975 á 1985, a rede
5asec abriu uma média de 17 novas lojas por ano. No ano de 1976 ocorreu a
inauguração da primeira loja totalmente automatizada, equipada com
máquinas que utilizavam solventes fluorizados. Em 1982, a rede trouxe
para os seus clientes a possibilidade de engomar manualmente as suas
roupas, oferecendo assim mais um cômodo serviço. Poucos anos mais tarde,
as lojas começaram a ganhar nova arquitetura e o visual da marca foi
renovado. Além disso, o horário de funcionamento das lojas foi
estendido, houve melhora na capacidade técnica do seu staff (entenda-se
treinamento) e a empresa começou a apostar forte em publicidade. Quase
no final desta década, em 1987, a marca ingressou no mercado espanhol.
Em 1994 a rede francesa chegou ao
Brasil trazendo uma proposta inédita e pioneira em seu segmento:
realizar um verdadeiro tratamento em cada peça de roupa, utilizando a
mais alta tecnologia, com entrega rápida, menor preço, atendimento
personalizado e uma grande preocupação ecológica. Nesta época, além do
mercado brasileiro, a marca ingressou em Portugal, Chipre, Indonésia,
Malásia, Grécia e Argentina. Somente no ano de 1996 foram abertas 105
lojas ao redor do mundo. Totalmente consolidada nos mercados onde
atuava, em 2002, a empresa resolveu ingressar no forte, competitivo e
enorme mercado americano. No ano seguinte, a empresa ingressou em um
novo segmento de mercado com a inauguração da primeira loja 5afil
(que presta serviços de costura e consertos de roupas, como por
exemplo, fazer barras, colocar zíper, entre outros). Lamentavelmente, em
2004, o fundador da 5asec faleceu. Mas a empresa continuou trilhando os
caminhos desejados por ele e mais 12 novos países conquistaram unidades
da rede.
Em 2006, a empresa, mais uma vez
pensando na satisfação dos clientes, criou internacionalmente seu
programa de fidelidade, onde cada valor pago por serviços é
automaticamente revertido em pontos, acumulados no Cartão Fidelidade,
que podem ser trocados por produtos ou por serviços da marca e seus
parceiros. No início de 2011 a 5asec lançou o “We Share”,
um programa para definir as linhas mensuráveis de melhoria em toda sua
rede, que tinha como objetivos encontrar soluções para minimizar o
impacto no meio ambiente, assegurar um ambiente de trabalho seguro e
agradável e promover inovação para poder encontrar alternativas
ecológicas aos processos atuais.
Atualmente a 5asec mantêm-se como
líder no setor pela qualidade dos serviços, trazendo um novo conceito ao
ramo de lavanderias, e demonstrando estar atenta às novas necessidades
do mercado, como rapidez e diversificação nos serviços. O grupo é dono
ainda das marcas Baechler (com uma tradição de cem anos nos cuidados com
tapetes) e Top Net (empresa que oferece serviços de limpeza a um preço
único).
Uma receita de sucesso
O uso de produtos e equipamentos da
mais alta tecnologia traz maior credibilidade para a empresa e a torna
reconhecida como responsável ecologicamente, uma vez que o uso de
aparelhos modernos reduz consideravelmente os danos causados ao meio
ambiente. Em todas as lojas da rede a equipe é constantemente treinada
para praticar ações que colaborem com a manutenção dos recursos
naturais, economia de extração de novos recursos e uma melhor qualidade
de vida para os clientes e a comunidade onde se encontra. Eis alguns
exemplos: desenvolvimento de equipamentos que podem reaproveitar água e
insumos químicos usados nas lavagens, diminuindo consideravelmente o
consumo de recursos hídricos e o descarte de dejetos químicos no sistema
de esgoto; para cada lavagem realizada em suas máquinas, com uma
quantidade média de 30 peças de roupas, economiza-se mais de 80 litros
de água potável, em relação à lavagem de roupas em máquinas domésticas.
Outro diferencial inquestionável é a
qualidade no serviço prestado. A lavagem das roupas é feita a seco e a
água (que utiliza produtos biodegradáveis criados exclusivamente para a
rede, em que as fibras guardam o frescor da sua origem, sem deformá-las)
e as mesmas são passadas a frio, primando pelo cuidado com as peças
confiadas pelos clientes à empresa, desde as básicas até os trajes de
festa, passando pelas sociais, infantis e até as “roupas da casa”, como
edredons, cortinas, lençóis, etc. Para serem entregues, as mesmas são
embaladas mecanicamente. Tudo isso rapidamente e com a melhor relação
custo benefício do mercado. E ainda pode-se optar por serviços de
revitalização da coloração das roupas (através do sistema Appret,
pelo qual o efeito da passadora é mais prolongado, reavivando as cores e
dando um caimento perfeito ao tecido), de conservação, de
impermeabilização (excelente opção para ser aplicada tanto em jaquetas
como nas toalhas de jantar) e até de tratamento anti-ácaros (introduzido
em 2005). Assim, a 5asec oferece não apenas o serviço de lavanderia,
mas também aqueles percebidos por ela como desejo do seu público-alvo.
Por isso o slogan utilizado pela empresa no Brasil não poderia ser
melhor: sua roupa em boas mãos.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou
por algumas alterações radicais em sua história. A primeira ocorreu em
meados da década de 90. Em 2012 a marca apresentou sua nova identidade
visual e novo posicionamento. O logotipo ganhou novas cores (com
predominância do roxo e detalhes em laranja), uma nova tipologia de
letra e design mais sofisticado. Dentro das alterações gráficas, foi
abolida a crase utilizada anteriormente, assim como a grafia agora
utiliza apenas letras minúsculas na logomarca. Já o novo posicionamento,
coloca a 5asec como especialista no tratamento de roupas e produtos
têxteis (tanto para limpeza como costura), por meio de um sistema de
limpeza de qualidade reconhecida, que utiliza equipamentos e produtos de
alta tecnologia em seus serviços. Por isso, a rede é reconhecida no
mercado como uma empresa Textile Expert.
As lojas também ganharam novo
layout, moderno (clean, arejado e bem-iluminado) e seguindo as últimas
tendências de design de ambiente. Outro destaque foi a implementação das
redes sociais, o que possibilita um melhor relacionamento da empresa
com o cliente.
Os slogans
Sua roupa em boas mãos. (Brasil)
Sempre lá para mim. (Portugal)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1968
● Fundador: Roger Chavanon
● Sede mundial: Genebra, Suíça
● Proprietário da marca: 5asec Group SAS
● Capital aberto: Não
● CEO: David Sztabholz
● Faturamento: €400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 2.000
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Principais mercados: Brasil e França
● Funcionários: 7.300
● Segmento: Serviços
● Principais produtos: Lavanderia expressa
● Concorrentes diretos: Dryclean
● Ícones: O pioneirismo no setor
● Slogan: Sua roupa em boas mãos.
A marca no mundo
Hoje são mais de 2.000 lojas 5asec
distribuídas por 30 países, que atendem a mais de 180 mil consumidores
diariamente em todo o mundo. Todos os dias, são tratadas mais de 300 mil
peças de roupas nas lojas da rede no mundo inteiro. A rede inaugura uma
loja a cada três dias no mundo. O Brasil é o mais importante mercado
para a empresa no mundo, tanto em relação ao número de lojas (são mais
de 380 unidades) como em faturamento (R$ 163 milhões em 2011).
As fontes:
as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa
(em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e
Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e
Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites
financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).