quarta-feira, 9 de outubro de 2013

479º Popcorn

479º POPCORN

Quem disse que pipoca é só uma guloseima para ser consumida com sal em saquinhos de papel no cinema ou em parques? Se você é um dentre os milhões de aficionados por esta delícia, a marca americana 479º POPCORN foi desenvolvida e feita para você. Ela inovou com grande estilo e sofisticação, agregando a um produto “comum e barato” sabores nobres para os paladares mais requintados. Pipocas orgânicas com temperos que dão água na boca como gengibre, canela e açúcar, e até mesmo trufas pretas. Para comer delícias assim, nada de saquinhos, mas sim embalagens modernas que elevam as pipocas à uma guloseima com um toque gourmet.

A históriaA história teve início com a americana Jean Arnold, uma apaixonada por pipoca e pela gastronomia de uma forma geral. Desde pequena ela desenvolveu uma enorme apreciação pela arte culinária. Quando jovem foi exposta a diferentes culturas culinárias – viveu em três continentes diferentes - onde desenvolveu um paladar sofisticado. Aos 19 anos se mudou de Nova York para Londres, onde estudou no renomado instituto de culinária Le Cordon Bleu. Com a experiência diversificada na área de gastronomia, ele resolveu voltar a sua terra natal indo morar na cidade de San Francisco, estado da Califórnia. Foi então que sua paixão pela pipoca se transformou em negócio.


Sem tirar da cabeça, ou melhor, do paladar, as deliciosas lembranças das pipocas que sua mãe fazia quando era criança, resolveu não medir esforços para fazer a melhor pipoca do mundo. Frustrada por não encontrar no mercado pipocas de qualidade, ela embarcou em uma jornada para redefinir a deliciosa guloseima, acreditando que uma porção de pipoca bem feita podia transformar um momento ordinário em uma ocasião especial. Jean pessoalmente “investigou” as diferentes variedades de milhos visitando fazendas orgânicas da região norte do estado da Califórnia, conversando com os produtores sobre os métodos utilizados nas plantações de milhos.


Nesses estudos encontrou a melhor espécie de milho orgânico para se fazer uma pipoca de qualidade. O próximo passo foi gastar mais de um ano e meio em testes na sua própria cozinha, pesquisando métodos de preparo (ponto de estalo do milho), temperaturas e combinações de sabor. Ela experimentou inúmeros temperos como pimentas, canelas e caramelos, misturados à pipoca. Utilizando amigos e parentes para fazer testes, percebeu que a repercussão de suas pipocas era extremamente satisfatória.


Então, no mês de setembro de 2008, juntamente com seu marido Andy, resolveu fundar a empresa 479º POPCORN, especializada na produção de pipocas artesanais que utilizam ingredientes orgânicos como páprica, tomate, gengibre, canela, coco, cheddar, trufas, pimenta, etc. A empresa foi batizada assim porque 479° Fahrenheit é a temperatura perfeita para estourar pipocas. Também contratou o escritório de design The Engine Room, de São Francisco, para criar as novas embalagens de seus produtos. Diferentemente dos tradicionais saquinhos de plásticos ou de papel, as embalagens da marca (caixas e latas), elegantes e muito bonitas, agregavam ainda mais valor as suas pipocas.


Inicialmente suas pipocas começaram a serem vendidas na região da cidade de São Francisco. O cuidado com todos os detalhes, desde o nome, passando pelos ingredientes de alta qualidade, os métodos naturais de produção, até as embalagens (feitas em material reciclável), conquistou o paladar de muitos consumidores. Rapidamente a marca 479º POPCORN se tornou famosa e sinônimo de pipoca Premium (o valor mínimo de uma caixinha é de US$ 8 chegando até US$ 52). Este sucesso garantiu a expansão nos canais de distribuição para outros estados americanos. O sucesso da marca, que inovou para se destacar, provou que é possível transformar um produto simples como a pipoca em algo mais sofisticado, com um posicionamento diferenciado e detalhes que agreguem mais valor a um produto popularmente conhecido e consumido. Em 2010, as pipocas da marca ganharam ainda mais notoriedade quando a apresentadora Oprah Winfrey incluiu-as na sua lista de “coisas favoritas”. Recentemente a empresa lançou novas embalagens para suas deliciosas pipocas, como os descolados saquinhos (bags) hermeticamente fechados.


Os saboresA tradicional pipoca com manteiga e sal, ou açúcar, ficou para trás com a variedade de ofertas de sabores oferecidas pela 479º POPCORN. O cardápio de guloseimas da marca vai desde a famosa pipoca salgada flambada no azeite de oliva até sabores mais exóticos, como por exemplo, queijo cheddar branco com óleo de trufas negras, todas feitas artesanalmente com ingredientes orgânicos. A linha é composta por oito sabores únicos:
● Alderwood Smoked Sea Salt (estourada no azeite de oliva extra virgem e posteriormente salpicada com sal marinho)
● Black Truffle + White Cheddar (queijo cheddar branco envelhecido com óleo de trufas negras)
● Chipotle Caramel + Almonds (caramelo orgânico com pimenta chipotle e amêndoas torradas)
● Madras Curry Coconut + Cashews (curry com coco e castanhas de caju)
● Fleur de Sel Caramel (caramelo com pequenos grãos de sal marinho)
● Ginger Sesame Caramel (caramelo com gengibre e gergelim negro)
● Pimentòn de La Vera (pimentão espanhol defumado com tomate, cebola e páprica)
● Vietnamese Cinnamon Sugar (canela vietnamita com açúcar orgânico)


Além disso, a marca 479º POPCORN possui coleções sazonais (vendidas em modernas e elegantes latas) que reúnem três sabores semelhantes como: The Caramel Collection (Fleur de Sel Caramel, Ginger Sesame Caramel e Chipotle Caramel + Almonds), The Comfort Collection (Fleur de Sel Caramel, Vietnamese Cinnamon Sugar e Pimentòn de La Vera) e The International Collection (Ginger Sesame Caramel, Chipotle Caramel + Almonds e Black Truffle + White Cheddar). E mais, vende kits para que o consumidor possa fazer as deliciosas pipocas em casa.


Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Fundação: 2008● Fundador: Jean Arnold● Sede mundial: San Francisco, Califórnia● Proprietário da marca: Westbourne, Inc.● Capital aberto: Não● CEO & Presidente: Jean Arnold● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 50
● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Pipocas orgânicas● Concorrentes diretos: Garrett● Ícones: As modernas embalagens● Slogan: The degree of perfection.
● Website: www.479popcorn.com

A marca nos Estados UnidosA marca está presente em mais de 28 estados americanos como Nova York, Califórnia, Oregon, Kansas, Carolina do Norte, Connecticut, Illinois, Maryland, Flórida, além da capital Washington. Suas pipocas são vendidas em rede de lojas de alimentos sofisticadas e famosas, como por exemplo, Dean & Deluca, Zabars e Foster & Dobbs. Além disso, seus produtos podem ser adquiridos pela Internet.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

3M

3M

Fitas adesivas, abrasivos, fitas para fralda, protetores auditivos, filtros de água, luvas, etiquetas, bandagens curativas, fitas elétricas, esponjas e blocos de recados. Os produtos fabricados pela 3M estão muito mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. Por mais de 100 anos, pessoas ao redor do mundo procuram na 3M produtos e idéias que solucionem seus problemas e tornem suas vidas mais fáceis e melhores. Espírito de inovação, essa é a 3M.
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A história
A empresa foi fundada no dia 13 de junho de 1902 na cidade de Two Harbors, localizada na região dos Grandes Lagos no estado americano de Minnesota, por cinco homens de negócios (Henry Bryan, Hermon Cable, John Dwan, J. Danley Budd e William McGonagle) que acertaram a exploração de uma jazida mineral para extração de um abrasivo chamado Corindo. Porém, a jazida provou ser de pouco valor e a empresa Minnesota Minning and Manufacturing Company(Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota, daí a origem do nome 3M) rapidamente se mudou para próximo da cidade de Duluth, voltando seus negócios para a venda de lixas e derivados, depois de receber investimento do empresário Lucius Ordway. O logotipo tradicional da empresa foi utilizado pela primeira vez em 1906.
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Em 1910, a empresa mudou-se para St. Paul, capital do estado de Minnesota, atraindo novos investidores, aperfeiçoando as lixas que produziam e mudando a abordagem comercial: os vendedores procuravam os usuários dos produtos em vez de gerentes. As inovações técnicas e de marketing começaram a produzir bons resultados, e em 1916, a companhia pagou seu primeiro lucro de 6 centavos de dólar por ação. Neste mesmo ano foi inaugurado o primeiro laboratório de pesquisa da 3M. A primeira lixa à prova d’água do mundo que reduzia poeira durante a produção de automóveis foi desenvolvida no início da década de 20. O novo produto revolucionou o mercado de pintura e acabamento de metais.
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Outro marco importante ocorreu em 1925, quando pesquisadores da 3M descobriram que os fabricantes de carros necessitavam de um adesivo que facilitasse a pintura de carros com duas cores. Foi então, que Richard G. Drew, um jovem assistente do laboratório da 3M, criou um produto revolucionário, que foi batizado de Scotch Tape (fita escocesa) pelos operários: a primeira de muitas fitas adesivas sensíveis à pressão que a empresa iria produzir. O nome foi mantido e hoje é marca registrada de todas as fitas adesivas da empresa. No final desta década, em 1929, a empresa formou uma Holding na Europa junto com outras 8 fábricas, iniciando assim sua expansão no mercado internacional. A The Durex Corporation se tornou o primeiro negócio internacional da 3M.
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Nos anos seguintes, o progresso técnico resultou, em 1930, na fita adesiva de celofane Scotch para selar caixas, facilitando a identificação de seus conteúdos, escrevendo tais informações, e que, com o tempo, propiciou a descoberta de centenas de outras utilidades. Nesta década a empresa teve um crescimento gigantesco. No início dos anos 40, devido a Segunda Guerra Mundial, a empresa apesar das grandes dificuldades que o período impunha, gerou novas soluções em produtos, como materiais refletivos Scotchlite para a sinalização de estradas, a fita magnética para a gravação de som, fita adesiva de filamento e o início da participação da 3M no mercado das artes gráficas com lâminas para o processo litográfico de impressão.
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Na década seguinte a empresa expandiu seus domínios internacionais inaugurando núcleos na Austrália, Canadá, França, Alemanha, México e Inglaterra, além de introduzir produtos revolucionários como o processador de cópia Thermo-Fax, o protetor de tecido Scotchgard, a fita magnética de vídeo, as esponjas de limpeza Scotch-Brite e diversos novos produtos eletromecânicos. O microfilme Dry-silver foi introduzido no início da década de 60, junto com produtos voltados para a indústria de fotografia, papéis sem carbono, sistemas de projeção aérea e um rápido crescimento nos negócios de cuidados da saúde, com produtos médicos e dentários como o fio dental. Ainda nesta década, em 1963, inaugurou o primeiro laboratório de pesquisa fora dos Estados Unidos, em Harlow na Inglaterra.
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Os negócios expandiram nos anos 70 e 80 nas áreas de farmácia, radiologia e de controle da energia. No final da década de 70 as vendas da 3M ultrapassaram os US$ 5 bilhões. Pouco depois, já nos anos 80, a 3M introduziu o bloco de recados adesivos Post-it, criando uma nova categoria de produtos no mercado, e transformando a comunicação entre as pessoas e o comportamento das organizações desde então. Na década de 90, a 3M continuou a desenvolver uma grande quantidade de produtos inovadores, incluindo modificadores farmacêuticos de resposta imune; filme para aumentar o brilho de displays eletrônicos e circuitos flexíveis usados em impressoras de janto de tinta, telefones celulares e em outros dispositivos eletrônicos.
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Em 2002, a empresa adotou oficialmente o nome 3M Company. Dois anos depois, as vendas globais alcançaram, pela primeira vez, a marca de US$ 20 bilhões com novos produtos que contribuem significativamente para o crescimento contínuo da empresa. As inovações recentes incluem o bloco de recados Post-it Super Sticky, a fita adesiva transparente Scotch, películas ópticas para televisões LCD e uma nova família de produtos de limpeza Scotch-Brite, que proporcionam aos consumidores o poder de limpeza ideal e inteligente.
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A linha do tempo
1914
 Introdução do abrasivo feito de óxido de alumínio chamado Three-M-ite. Era o primeiro produto exclusivo da 3M.
1947
 Lançamento das fitas magnéticas de vídeos.
1948
 Lançamento das primeiras fitas decorativas para presentes.
 Lançamento dos primeiros panos cirúrgicos.
1954 Lançamento da linha Scotchlite, composta por materiais refletivos para sinalização de estradas e automóveis.
1958 Lançamento da esponja Scotch-Brite, que se tornou a esponja número 1 da América.
1960 Lançamento do microfilme Dry-silver.
 Lançamento do esparadrapo anti-alérgico Micropore.
 Lançamento da fita transparente Scotch Magic.
1963 Lançamento da primeira grama sintética para uso esportivo sob a marca Tartan Tuf.
1967 Lançamento das máscaras descartáveis.
1970
 Lançamento do filme protetor para embalar alimentos Scotchban e das fitas para selar caixas.
1975
 Lançamento da linha de produtos para a pele Buf-Puf.
1980
 Lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa, os adesivos Post-It.
1985 Lançamento das fitas adesivas para fraldas descartáveis.
1991 Lançamento do insufilme (película protetora para vidros) sob a marca Scotchshield.
1993 Introdução de um número exclusivo (1-800-3M HELPS) para tirar dúvidas sobre os produtos da 3M.
1997
 Introdução do medicamento Aldara, pomada de combate a células cancerígenas.
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A empresa ainda possui a marca NEXCARE, que batiza sua linha de produtos para cuidados pessoais com bandagens adesivas, ataduras e gazes, esparadrapos, gel e spray antiséptico, cremes para a pele, entre muitos outros.
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Uma empresa inovadora
A inovação é atualmente o grande desafio que todas as empresas devem enfrentar, qualquer que seja seu tamanho. E existe uma empresa em que a inovação já se tornou tradição: ela se chama 3M, e, a cada dia, uma dentre quatro pessoas no mundo usa um produto seu. Para entender esse DNA de inovação da 3M seria preciso fazer uma visita à sede da empresa, inaugurada durante a Primeira Guerra Mundial e localizada nos subúrbios de St. Paul, no estado de Minnesota, para descobrir como essa empresa tem tanta facilidade para inovar e tanto sucesso com isso, mesmo nadando contra a corrente (afinal, possui diversos focos em vez de um e oferece uma quase-estabilidade aos funcionários). Percorrendo as instalações do 3M Center (complexo formado por mais de 50 prédios em uma área de 475 acres), não é difícil entender: todos os funcionários são estimulados à desenvolver soluções inovadoras para os problemas e necessidades dos clientes e chegam a apresentar mensalmente cerca de 200 idéias novas.
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Outro fator preponderante para essa obsessão por inovação é o investimento em pesquisas e desenvolvimento: 35 laboratórios de pesquisas onde trabalham mais de 7.000 cientistas e pesquisadores (3.900 trabalhando nos Estados Unidos). Anualmente a 3M investe mais de US$ 1.8 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento. O sucesso da empresa está na habilidade de aplicar suas tecnologias - freqüentemente por meio de combinações - em uma variedade infinita de necessidades dos clientes. Obviamente, tudo isso é possível devido aos funcionários e pesquisadores da 3M e ao seu compromisso único de tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor no mundo todo.
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A evolução visualO logotipo da 3M mudou bastante no decorrer dos anos. Somente em 1926 designação 3M (escrita na época THREE M) apareceu em seu logotipo. A partir de 1937 o termo 3M foi incorporado oficialmente no logotipo da empresa. Depois de algumas modificações, em 1978 foi lançado o tradicional logotipo vermelho pelo qual a empresa é identificada nos dias de hoje.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 13 de junho de 1902● Fundador: Henry S. Bryan, Herman W. Cable, John Dwan, William A, McGonagle, and Dr. J. Danley Budd● Sede mundial: Maplewood (subúrbio de St. Paul), Minnesota● Proprietário da marca: 3M Company
● Capital aberto: Sim (1946)
● Chairman, CEO & Presidente: George Buckley 
● Faturamento: US$ 23.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 3.19 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 62.5 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 3.586 (2010)
● Fábricas: 45● Laboratórios de pesquisas: 35● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 74.835
● Segmento: Conglomerado● Principais produtos: Adesivos, abrasivos, fitas, esparadrapos, esponjas
● Ícones: Os blocos Post-It
● Slogan: Improving life through innovation.
● Website: www.3m.com
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O valorSegundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca 3M está avaliada em US$ 3.586 bilhões, ocupando a posição de número 90 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.-

A marca no Brasil
A 3M chegou ao Brasil em 1946 e instalou-se no dia 9 de abril na cidade de Campinas, sob a razão Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda. Nesta época, sua linha de produção estava voltada exclusivamente para o mercado de fitas adesivas mas, em pouco tempo, a 3M já lançava novos produtos. Nos anos 60, a 3M consolidou suas operações em território nacional e introduziu produtos de sucesso como a esponja Scotch-Brite. Na década de 80, inovações como o Post-it ganharam mercado. Os anos 90 trouxeram tecnologias revolucionárias como a fibra ótica, a microreplicação e os não-tecidos.
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Atualmente possui mais de 163.747 metros quadrados de parque fabril nas cidades de Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga, no estado de São Paulo. Além disso, possui outras unidades localizadas em Mairinque (Cuno Latina, especializada em filtração de água e fluidos), interior de São Paulo; e Manaus no estado do Amazonas. A 3M do Brasil é responsável pela fabricação e comercialização de mil produtos básicos, dos quais derivam 25 mil itens. A empresa opera com uma estrutura formada por 35 unidades de negócios e atua em mais de 40 segmentos de mercado. Aproximadamente 70% dos produtos comercializados no país são produzidos localmente, sendo considerada uma das subsidiárias do Grupo com maior capacidade produtiva instalada.
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A marca no mundoA 3M, que emprega mais de 74.500 empregos diretos com vendas anuais de US$ 23.1 bilhões, oferece cerca de 55 mil itens, desenvolvidos a partir de 45 plataformas tecnológicas e fábricas localizadas em mais de 60 países. Seus produtos são utilizados em mais de 40 segmentos diferentes de mercado e encontrados em 200 países. As vendas internacionais (excluindo os Estados Unidos) alcançaram 2009 mais de US$ 15 bilhões (65% do total da empresa).
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Você sabia? A maior parte dos funcionários 3M está empregada localmente. Apenas quase 300 funcionários não vivem em seu país de origem.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

20th Century Fox

20th CENTURY FOX

O TWENTIETH CENTURY FOX é um dos maiores e mais tradicionais estúdios de cinema de Hollywood. Afinal, que nunca se emocionou com Titanic? Delirou com os filmes de Star Wars? Vibrou com Avatar? Gargalhou com os Simpsons? Ou até mesmo, se espantou com O Planeta dos Macacos?
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A história
A história da Fox começou em 1904 na cidade de Nova Iorque quando o emigrante húngaro judeu William Fox comprou um prosaico “common show”, que naquela época era a expressão corrente para designar a exibição de filmes em uma loja remodelada para tal propósito e que, ainda assim, continha menos do que 299 poltronas. Tais salas de cinema primitivas cobravam cinco centavos como entrada e, portanto, ficaram conhecidas como “nickelodeons” (em inglês, a moeda de cinco centavos é chamada de “nickel”). A partir de 1912, o Sr. Fox iniciou a produção de filmes e três anos mais tarde fundou a Fox Film Corporation, reunindo em uma única empresa a produção, distribuição e exibição de filmes.
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No fim da era dos filmes mudos, a Fox era um estúdio rentável e um dos mais prestigiados de Hollywood. O advento do som no cinema, em 1927, virou de cabeça para baixo a indústria. Quando a Warner Bros. iniciou a era sonora com a introdução do sistema Vitaphone, a Fox respondeu com o Movietone, desenvolvido em conjunto com a General Electric. Este sistema, que integrava a trilha sonora na própria película, tornou-se bastante popular, e, é o sistema base utilizado nos dias de hoje. Em 1927 a Fox comprou 55% da cadeia de salas de cinema da família Loew, controladora da sua rival Metro-Goldwyn-Mayer (conhecida popularmente como MGM). Devido à crise na Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929, o negócio não só foi desfeito pelo governo americano como originou uma desvalorização das ações da empresa.
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O estúdio foi adquirido por um grupo de banqueiros, após o afastamento de William Fox por um consórcio de acionistas majoritários; depois do enfrentou tempos difíceis; e apenas conseguiu salvar-se da falência graças aos lucros dos filmes de Sherley Temple, a primeira grande estrela do estúdio. No dia 31 de maio de 1935, deu-se a fusão entre a Fox Film Corporation e a Twentieth Century Pictures, uma próspera produtora criada dois anos antes por Joseph M. Schenck e Darryl F. Zanuck, Raymond Griffith e William Goetz, surgindo assim a THE TWENTIETH CENTURY-FOX FILM CORPORATION.
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A fusão fez do Sr. Schenck o presidente do conselho diretor e levou Darryl F. Zanuck para a empresa como vice-presidente, encarregado da produção. O Sr. Zanuck, então com 31 anos de idade, recebia US$ 250 mil por ano pelos serviços prestados – uma quantia exorbitante para a época, e valia cada centavo. Em 20 anos como supervisor de produção da TWENTIETH CENTURY FOX, ele foi responsável por criar filmes de alta qualidade, que renderam cerca de 150 estatuetas do Oscar ao estúdio. A nova empresa lançou produções de qualidade independentemente do seu gênero. Durante as décadas seguintes, trabalharam para o estúdio grandes nomes como Otto Preminger, Ernst Lubitsch, Elia Kazan, Joseph Mankiewica, entre muitos outros. Entre as estrelas sob contrato da Fox, destacavam-se nomes como Loretta Young, Shirley Temple, Tyrone Power, Don Ameche, Marilyn Monroe, Henry Fonda e Gregory Peck.
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Em 1949, o estúdio fundou a 20th Century Fox Television, uma divisão de apoio para produções para televisão, que nas décadas seguintes seria responsável pela criação de filmes, programas e séries de sucesso como How to Marry a Millionaire, Daniel Boone, M*A*S*H, The Tracey Ullman Show, e mais recentemente The Simpsons, NYPD Blue, Family Guy, Futurama e Prison Break. Na década de 50, o estúdio tentou combater a ameaça da televisão com a introdução do sistema de CinemaScope, processo de filmes para as grandes telas de cinema desenvolvido e patenteado pela Fox em 1953, e viu o seu presidente, Zanuck, abandonar a empresa para se tornar um produtor independente, causando um declínio dos estúdios. Após uma série de fracassos comerciais, incluindo o desastre do filme Cleopatra (que consumiu mais de quatro anos e até então inimagináveis US$ 40 milhões), ele regressou ao posto de presidente e com o seu filho Richard, produziu o sucesso “Música no Coração”.
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Dentro de um curto período de tempo, os Zanuck transformaram a imagem de uma empresa à beira da falência em uma das mais prestigiosas e líder da indústria do entretenimento. Depois de uma série de conflitos entre pai e filho na presidência da empresa, a família Zanuck abandonou o estúdio em 1971. Nesta década, o estúdio, sob a direção de Dennis C. Stanfill, alcançou uma série de sucessos, com especial destaque para o fenômeno Guerra nas Estrelas, um dos maiores sucessos de bilheteira de todos os tempos e que originou uma série de continuações. No início dos anos 80, o magnata do petróleo Alan J. Hirschfield adquiriu a empresa, e sob seu comando, a TWENTIETH CENTURY FOX obteve conquistas maravilhosas em todas as divisões. Filmes de sucesso foram lançados, como Tudo Por uma Esmeralda, Porky’s – A Casa do Amor e do Riso, Taps, e Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi, que quebrou recordes de bilheterias em todo o mundo.
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Em 1984, o australiano Rupert Murdoch comprou o famoso estúdio através da News Corporation Limited. Sob o domínio de Murdoch, a TWENTIETH CENTURY FOX deixou de ser um simples estúdio cinematográfico, tornando-se uma das bases do império de comunicação do milionário australiano. Durante os anos 90, a gestão do estúdio não foi pacífica, mas isso não impediu que dele saíssem sucessos de bilheteira como O Dia da Independência (1996), Titanic (que em 1997 quebrou todos os recordes de bilheteria), as reedições da série A Guerra nas Estrelas e, nos últimos anos, os novos filmes da saga de George Lucas, Garfield, O Diabo Veste Prada, O Quarteto Fantástico e Os Simpsons.
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O mais recente sucesso do estúdio, o filme Avatar, uma superprodução futurista que custou aproximadamente US$ 500 milhões, foi lançado no final de 2009, e, em apenas seis semanas de exibição, arrecadou somente em bilheterias o valor de US$ 1.85 bilhões, se tornando o filme de maior arrecadação da história do cinema, superando o Titanic.
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Os filmes
A TWENTIETH CENTURY FOX, um dos mais tradicionais estúdios de cinema do mundo, possui em sua filmoteca aproximadamente 1.500 produções, dentre as quais:
● Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth), 1959
● O Planeta dos Macacos (The Planet of The Apes), 1968
● Inferno na Torre (The Towering Inferno), 1974
● A Profecia (The Omen), 1976
● Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, 1977
● A Profecia 2 (Damiem: Omen II), 1978
● Alien, O Oitavo Passageiro, 1979
● O Feitiço de Áquila (Ladyhawke), 1979
● A Juventude de Butch Cassidy (Butch and Sundance: The Early Days), 1979
● Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, 1980
● A Profecia 3, 1981
● O Veredito (The Veredict), 1982
● Star Wars Episode VI: Return of the Jedi, 1983
● Cocoon, 1985
● Aliens, O Resgate, 1986
● O Predador, 1987
● Duro de Matar (Die Hard), 1988
● O Segredo do Abismo (The Abyss), 1989
● Esqueceram de Mim (Home Alone), 1990
● Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands), 1990
● Duro de Matar 2 (Die Hard 2), 1990
● Predador 2, A Caçada Continua, 1990
● Alien 3, 1992
● Esqueceram de Mim 2, Perdido em Nova York (Home Alone 2), 1992
● Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire), 1993
● Quatro Casamentos e um Funeral (Four Weddings and a Funeral), 1994
● True Lies, 1994
● Velocidade Máxima (Speed), 1994
● Coração Valente, (Braveheart) 1995
● Duro de Matar 3 (Die Hard: With a Vengeance), 1995
● O Dia da Independência (Independence Day), 1996
● Titanic, 1997
● Alien, A Ressureição, 1997
● Esqueceram de Mim 3 (Home Alone 3), 1997
● Velocidade Máxima 2 (Speed 2), 1997
● Clube da Luta (Fight Club), 1999
● Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, 1999
● X-Men, O Filme, 2000
● Eu, Eu Mesmo & Irene (Me, Myself & Irene), 2000
● O Náufrago (Cast Away), 2000
● Moulin Rouge, 2001
● Minority Report, 2002
● Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, 2002
● Mestre dos Mares, 2003
● X-Men 2, 2003
● A Liga Extraordinária (The League of Extraordinary Gentlemen), 2003
● Eu, Robô (I, Robot), 2004
● Sideways (I, Robot), 2004
● Alien VS. Predador, 2004
● Táxi (Taxi), 2004
● Garfield, O Filme, 2004
● O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow), 2004
● Quarteto Fantástico (Fantastic Four), 2005
● O Amigo Oculto (Hide and Seek), 2005
● Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, 2005
● Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine), 2006
● O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), 2006
● Borat, 2006
● Apocalypto, 2006
● Garfield 2, 2006
● A Era do Gelo 2 (Ice Age 2), 2006
● Simpsons O Filme, 2007
● Duro de Matar 4.0, 2007
● Alvin e os Esquilos (Alvin and the Chipmunks), 2007
● Arquivo X: Eu Quero Acreditar (The X-Files: I Want to Believe), 2008
● Marley & Eu, 2008
● Avatar, 2009
● Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel), 2009
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A divisão de animação
Em 1977, o TWENTIETH CENTURY FOX inaugurou sua divisão de animação, responsável por produzir filmes animados tradicionais. Seus primeiros filmes não atingiram o sucesso esperado. De 1997 à 2000, esta divisão também era responsável pelo Fox Animation Studios, um tradicional estúdio de animação criado para competir com a Disney, que havia produzido os filmes Anastasia em 1997 e Titan A.E. em 2000, que perdeu mais dinheiro do que ganhou. Os prejuízos levaram ao fechamento do Fox Animation Studios.
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Nesta época, a Fox também era proprietária do estúdio de animação Blue Sky, adquirido em 1997, que passou a integrar a divisão animada do TWENTIETH CENTURY FOX e que havia conseguido, finalmente, lançar produções de sucesso como Ice Age (2002), Robots (2005), Ice Age 2 (2006), Horton Hears a Who! (2008) e mais recentemente Ice Age 3 (2009).
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O logotipoO tradicional logotipo do estúdio em art-déco foi criado pelo artista e pintor Emil Kosa Jr., e inicialmente era muito pouco animado, com apenas alguns feixes de luz de seus holofotes se movendo. Durante essa década o logotipo não sofreu grandes alterações e só com a versão em Cinemascope (o TWENTIETH CENTURY FOX foi o primeiro estúdio a ter uma versão a cores do seu logotipo) é que este sofre a sua primeira grande alteração: o edifício é redesenhado e o fundo passa a ser um crepúsculo. Na década de 50, o logotipo ganhou uma aparência rochosa. Depois de mais uma mudança em 1981, o produtor Kevin Burns e sua equipa, utilizou computação gráfica para criar a nova identidade do logotipo do estúdio. Em 2009, com o lançamento do filme Avatar, uma versão atualizada do logotipo também foi introduzida. Um dos símbolos marcantes do estúdio 20th CENTURY FOX é a música de abertura de seus filmes (chamada popularmente de fanfarra), composta originalmente em 1933 por Alfred Newman (clique aqui para ouvir a versão original), então diretor musical da United Artist. Em 1997, o filho de Newman, David, regravou a versão utilizada nos dias de hoje (clique aqui para ouvir a versão atual).
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 31 de maio de 1935● Fundador: Fusão da Fox Film Corporation e Twentieth Century Pictures● Sede mundial: Beverly Hills, California
● Proprietário da marca: News Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Rupert Murdoch● Presidente: Jim Gianopulos e Tom Rothman● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado● Filmes: + 1.500
● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 3.500● Segmento: Estúdios de cinema● Principais produtos: Filmes, seriados para televisão e licenciamento de produtos
● Ícones: A música de abertura de seus filmes
● Website: www.foxstudios.com
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A marca no mundoO TWENTIETH CENTURY FOX, um dos mais tradicionais e importantes estúdios de cinema do mundo, já produziu mais de 1.500 filmes, inúmeros seriados famosos e filmes animados, que além de conquistaram várias estatuetas do Oscar, são vistos e comercializados em mais de 120 países ao redor do mundo. Além das bilheterias, o faturamento do estúdio, vem em boa parte, de produtos licenciados. Atualmente o TWENTIETH CENTURY FOX é também responsável pela distribuição mundial de todos os filmes e títulos do MGM.
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Você sabia?
 De 1935 à 1985, o nome TWENTIETH CENTURY-FOX FILM CORPORATION era escrito com hífen. O estúdio também é conhecido como 20th CENTURY FOX, ou simplesmente 2Oth ou FOX.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Ecko Unltd

ECKO UNLTD.


Se você for uma pessoa descolada, ou tem amigos descolados, já deve ter ouvido o nome ECKO UNLTD. Caso você não seja tão descolado assim, certamente já viu bonés, camisetas, mochilas ou moletons estampado com a logomarca de um rinoceronte vermelho, ícone de destaque no mercado da moda do mundo inteiro. Em cidades descoladas e vibrantes como Nova York, Tóquio, Londres ou São Paulo, a marca americana ECKO UNLTD. é um verdadeiro sucesso com sua moda despojada, e em escala global.

A história
Os apaixonados por moda, com certeza, já ouviram falar em Marc Ecko. Ele é o empreendedor que a partir da confusão de tendências da jovem arte do grafite criou a grife ECKO UNLTD. Nascido como Marc Louis Milecofsky nos subúrbios de Nova Jersey, ele, que era neto de alfaiate, abandonou a escola para, munido apenas com um aerógrafo e muita criatividade, tingir camisetas na garagem da casa de seus pais no Brooklyn para vender aos colegas de escola. Logo, artistas como o diretor de cinema Spike Lee e Chuck D (músico do grupo de rap Public Enemy), ouviram falar de suas criações e passaram a vesti-las. O grafiteiro, então com apenas 20 anos, resolveu transformar sua arte em moda fundando, no verão de 1993, junto com sua irmã gêmea Marci Tapper e o amigo Seth Gerszberg, a marca de moda urbana *eckō unltd. (escrita inicialmente em letra minúscula e com asterisco mesmo) que contava apenas com uma linha composta por seis modelos de camisetas com estampas diferenciadas e alusões ao hip-hop. O nome da marca já demonstrava que suas criações no mundo da moda não teriam limites.


Em 1996, a marca lançou sua primeira coleção completa e seu sucesso foi imediato. Com uma forte raiz na cultura jovem e hip-hop, a marca se transformou em um ícone para as novas gerações, sem fronteiras. Foi muito bem aceita a fusão de design, rua, vídeo game e esportes radicais. Em menos de uma década, as visões do agora designer Marc Ecko posicionaram com sucesso a ECKO UNLTD., marca mais inovadora e bem sucedida no segmento urbanwear do mundo, que em 2002 ultrapassou os US$ 300 milhões em faturamento. Com o sucesso novos produtos surgiram como jaquetas de couro, roupas esportivas, tênis, mochilas, joias, óculos, relógios e a coleção de roupas infantis (lançada no outono de 2003).


A marca desembarcou no Brasil em meados de 2004. Uma das estratégias da marca para ampliar seu mercado no Brasil foi o investimento em ações de marketing. Além de um trabalho intenso em mídia impressa, focado em veículos de moda, a marca ainda contou espontaneamente com a preferência de muitos artistas e formadores de opinião em geral, o que ajudou a fortalecer ainda mais sua imagem no mercado. Ainda em 2004, a empresa lançou a MARC ECKO CUT & SEW, uma mistura de alfaiataria com a ousadia que sempre caracterizou a marca, que nasceu para atender as aspirações do consumidor com idade entre 20 e 35 anos, oferecendo produtos como blazers, camisas em tecidos nobres, calças sociais e acessórios. A ECKO UNLTD. se tornou ainda mais conhecida nos últimos anos após ser adotada por grandes nomes americanos, de rappers (como Usher, Sean “Diddy” Combs, Jay-Z e 50-cent) a jogadores de basquete. Com isso, ganhou um ar cool, e já faz parte das marcas mais desejadas pela elite descolada.


Apesar disso, a empresa sentiu a forte crise que assolou o mercado americano a partir de 2008, obrigando Marc Ecko a vender 51% da marca para o grupo Iconix Brand em 2009. Com isso, a ECKO UNLTD. e suas outras marcas receberam uma injeção de capital e passaram por uma enorme reestruturação, que incluiu o reposicionamento de cada uma delas, cujo portfólio foi ampliado para outras categorias de produtos, como por exemplo, perfumes.


Um estilo de vida
Acreditando no poder da diversificação e segmentação, o designer Marc Ecko tem assinalado isto através da sua habilidade em atrair uma base de clientes muito versáteis. Nos últimos 10 anos, a ECKÓ UNLTD. evoluiu de uma simples marca para uma empresa de estilo de vida, abrangendo uma linha completa de produtos composta pela ECKO UNLTD. (masculina) ECKORED (feminina),ECKO UNLTD. MMA (linha esportiva para amantes do MMA), ECKO UNLTD. FUNCTION(Outwear), ECKO LEATHER (artigos em couro), MARC ECKO WATCHES (relógios), MARC ECKO EYEWEAR (óculos), ECKO UNLTD. STORAGE (mochilas, malas e acessórios) MARC ECKO FOOTWEAR (calçados masculinos, femininos e infantis) e as linhas infantis ECKO UNLTD. BOYS e GIRLS.


A marca conta com um número variado de peças, com destaque para a linha de jeanswear e a de bonés, a mais ampla do mercado com mais de 40 modelos. Há ainda camisetas, polos, moletons, malharia, acessórios e até roupa íntima. Os carros chefe são as camisetas masculinas e os jeans. Vale destacar as jaquetas bordadas com corte a laser e aplicações em nylon. O corte a laser, por sinal, é o diferencial da marca ao lado de bordados e paetês. Nada, porém, inflexível, pois a ECKO UNLTD. acompanha as necessidades do mercado.


O ícone
O logotipo do rinoceronte não apareceu durante o início da marca. Na verdade, só surgiu depois que a marca participou do primeiro M.A.G.I.C. Show (Evento da indústria fashion realizado na cidade de Las Vegas). Naquele momento Marc Ecko percebeu que sua grife precisava ter um logotipo, afinal a ECKO UNLTD. utilizava apenas seu nome como logomarca. Com uma visão agressiva e ousada, percebeu que todos os seus competidores tinham uma mesma linha de linguagem muito similar ao logotipo original da ECKO UNLTD.: apenas o nome escrito em letras à mão de grafiteiros (denominadas “tag”). Foi então que surgiu a história do rinoceronte, baseada na enorme coleção que seu pai possuía. Então pensou: rinocerontes são meio pré-históricos, até meio que mitológicos. Apesar de grande e desajeitado, é um animal muito ágil quando corre – muito parecido com a empresa dele. Além disso, o rinoceronte é um sobrevivente, é um animal muito leal, forte e único. Mas, o mais importante sobre ele: é o único animal de quatro patas que não se move para trás, somente caminha e olha pra frente. Pronto, surgia um ícone do mundo da moda urbana. O rinoceronte representava tudo o que Marc Ecko queria transmitir com a sua marca: fortaleza, lealdade, inteligência e originalidade. Mas, acima de tudo, uma visão voltada para o futuro. A partir deste momento o RHINO virou um ícone da marca, sendo aplicado em diversos estilos, cores e tamanhos nos produtos da ECKO UNLTD. cartazes, luminosos, catálogos e até em intervenções na cidade e nos mais diversos espaços urbanos, além de festas e eventos musicais, que fizeram do rinoceronte um ícone na comunicação da marca.


A evolução visual
Recentemente a marca alterou sensivelmente sua identidade visual. O novo logotipo manteve o símbolo do rinoceronte, porém menor, aboliu o asterisco no início do nome (que passou a ser escrito em letras maiúsculas) e ganhou uma nova tipologia de letra.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1993
● Fundador: Marc Ecko, Seth Gerszberg e Marci Tapper
● Sede mundial: East Brunswick, New Jersey
● Proprietário da marca: Marc Ecko Enterprises
● Capital aberto: Não
● CEO: Marc Ecko
● Presidente: Seth Gerzberg
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 120
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Moda urbana
● Principais produtos: Camisetas, bonés, calças jeans, mochilas e relógios
● Concorrentes diretos: Everlast, DC Shoes, Vans e Element
● Ícones: O rinoceronte vermelho de seu logotipo
● Slogan: We are Unlimited.
● Website: www.eckounltd.com.br

A marca no mundo
Os produtos ECKO UNLTD. estão disponíveis em mais de 120 lojas próprias espalhadas pelos Estados Unidos e outros países, além de cinco mil pontos de vendas como grandes varejistas e lojas de departamento. A linha de produtos está disponível também internacionalmente através de vários distribuidores e lojas multimarcas em regiões como Canadá, Brasil, Europa Ocidental, Inglaterra, Austrália, Coréia do Sul, México, Oriente Médio, Hong Kong e Japão.

Você sabia?
 A simpatia por rinoceronte é tamanha que Marc Ecko ajuda a manter gastos do zoológico de San Diego onde “patrocina” um rinoceronte indiano de 14 anos que nomeado por ele como Baby Ecko. Além disso, doa quantias significativas para a organização não governamental International Rhino Foundation, que trabalha para salvar espécies em extinção.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites de moda (Pure Trend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Air France

AIR FRANCE

A frase “Fazendo do céu o melhor lugar da Terra”, que é utilizada como slogan pela empresa define bem a mais prestigiada companhia aérea francesa: a AIR FRANCE. A tradicional companhia aérea sempre desenvolveu a imagem de uma empresa que abraça o estilo de vida francês: conforto e design nas cabines, refeições gourmet, louças e talheres assinados por renomados designers, serviço de bordo discreto e atencioso e elegantes comissários de bordo com uniformes desenhados pelo renomado estilista Christian Lacroix.

A história
A AIR FRANCE foi fundada oficialmente no dia 7 de outubro de 1933 através da fusão de cinco companhias aéreas francesas: Aéropostale (fundada em 1918 com o objetivo de estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal, que mais tarde se aproveitou do serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, para oferecer rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu às cidades do Recife e Rio de Janeiro), Air Union(que iniciou suas operações em 1923), Société Générale de Transport Aérien (primeira companhia aérea comercial da França), Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (que iniciou seus voos em 1919) e Air Orient (criada em 1929). A nova companhia aérea nascia com 38.000 quilômetros de rotas e 259 aviões. Inicialmente oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colônias francesas no norte de África.


Através dos anos a AIR FRANCE incorporou a imagem de uma empresa inovadora e pioneira no segmento da aviação comercial. Em 1936, o serviço aéreo da AIR FRANCE para o Brasil já era semanal. O correio era transportado entre a França e o Brasil em dois dias. No final de 1938, o serviço passa a ser acessível a passageiros, sendo interrompido no ano de 1940 em virtude da Segunda Guerra Mundial. Na véspera do conflito, a companhia tinha uma frota de 85 aeronaves que voavam nas regiões da Europa, África, América, Atlântico do Sul e uma linha para a China. Durante este período a companhia mudou temporariamente as suas operações para Casablanca no Marrocos. Com o fim do conflito a empresa voltou a se expandir, inaugurando mais voos intercontinentais, tendo como destino a cidade de Nova York. Nesta época, as empresas aéreas francesas foram estatizadas.


Em janeiro de 1946 foi criada a Société Nationale Air France, que teria seu nome alterado para Compagnie Nationale Air France por um ato governamental pouco depois. No dia 1 de julho a empresa inaugurou voo direto regular entre as cidades de Paris e Nova York. A viagem, realizada em um Douglas DC-4, era feita em pouco menos de 20 horas. Em 1948 a AIR FRANCE já tinha a maior frota do mundo, composta por 130 aeronaves. Nos anos 50, a companhia aérea francesa cresceu tanto que possuía a maior rede de rotas no mundo e, nos anos 60, incorporou os primeiros jatos à sua frota, como por exemplo, o Caravelle e o Boeing 707, que além de encurtarem o tempo de voo, proporcionavam muito mais conforto aos passageiros. A empresa foi a primeira operadora comercial do Airbus A300, lançando serviços com esta aeronave entre as cidades de Paris e Londres no dia 23 de maio de 1974. Em conjunto com a tradicional British Airways foi a primeira operadora de voos comerciais do Concorde em 1976, com as rotas Paris-Rio de Janeiro, Paris-Caracas, Paris-Washington, e no ano seguinte, com a famosa Paris-New York, feita em apenas três horas e quarenta e cinco minutos.


No início da década de 80 a AIR FRANCE viveu seu momento de glória: mais de 34 mil empregados, 100 aviões (incluindo 33 Boeing 747) e 150 destinos em 73 países. Estabelecer seu centro de operações no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle - foi um importante desafio vencido nos anos 90. A companhia ganhou em modernidade e eficiência, refletidas em sua rede, frota e serviços em terra e de bordo. Finalmente no dia 25 de julho de 1994, as empresas aéreas estatais francesas, AIR FRANCE, Air Inter, Air Charter e UTA foram unificadas e suas identidades foram fundidas sob a bandeira da AIR FRANCE, culminando, em fevereiro de 1999, com a privatização parcial da empresa pelo governo francês.


Apesar das duas crises que afetaram o setor aéreo no começo do novo milênio – os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS – a AIR FRANCE inaugurou uma nova etapa em seu desenvolvimento, primeiro com a constituição de uma aliança mundial chamada SkyTeam, formada com outras companhias aéreas como Delta Airlines, Korean Air e Aeromexico; depois com a estruturação de suas rotas regionais com a criação de três subsidiárias (Brit Air, Regional Airlines e CityJet); e por último, em setembro de 2003, com o anúncio da fusão com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia (Air France-KLM), que continuaram a voar com suas próprias cores, no entanto oferecendo serviços conjuntos. O processo foi concluído no dia 5 de maio de 2004. Atualmente, a empresa resultado dessa fusão oferece aos seus clientes uma rede combinada, que resulta em 244 destinos em 105 países.


No ano seguinte, em junho, pela primeira vez no segmento de aviação europeia, dois programas de milhagem (Fréquence Plus da AIR FRANCE e Flying Dutchman da KLM) se fundem em uma mesma identidade: Flying Blue. Em 2008, a AIR FRANCE foi a primeira companhia aérea no mundo a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus voos internacionais. Usando o sistema OnAir, os passageiros das aeronaves Airbus A318 operando na Europa podiam enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones celulares com acesso a Internet.


No dia 20 de novembro de 2009 a companhia aérea estreou em sua frota o gigante A380 com voo inaugural saindo de Paris com destino a Nova York. No comando do gigante estiveram o comandante de bordo Benoit Laurent e a co-piloto Patricia Haffner, primeira mulher a obter o diploma da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) francesa. Hoje em dia a empresa opera 18 dessas gigantes aeronaves.


Os serviçosAtualmente, a AIR FRANCE é uma das empresas melhores conceituadas em relação ao serviço em terra e de bordo, transformando um voo pela companhia francesa em uma experiência única da arte de viver à francesa, com bons vinhos e diversos tipos de queijos, servidos com toda tradição, elegância e discrição desta cultura. Além disso, a companhia área oferece outros diferenciais:
SALAS VIPS
A AIR FRANCE coloca à disposição de seus passageiros 400 Salas VIP (47 delas próprias), equipadas com bares, jornais e revistas, chuveiros, acesso a Internet e outros serviços. A principal delas está localizada em Paris no Aeroporto Charles-de-Gaulle. Em um ambiente sofisticado e relaxante com 2.600 metros quadrados, o passageiro irá encontrar: duchas e massagem com os produtos Clarins; passa-roupas; café-da-manhã; refeições refinadas da gastronomia francesa, europeia, asiática ou americana, elaboradas pelo chef de cozinha do hotel Plaza Athénée; um espaço para Business e Comunicação (telefone, fax, computadores iMac G5 e conexão para Internet gratuita); revistas e jornais internacionais; telas de LCD; e serviço de reservas de transportes até Paris. Existe ainda um novo espaço privativo chamado PÁTIO desenvolvido para curtas esperas nos aeroportos de Bordeaux e Orly, onde os passageiros têm acesso a Buffet de comidas, aperitivos salgados e deliciosos petits fours, jornais e revistas e acesso gratuito à Internet.


CLASSES
A AIR FRANCE disponibiliza a seus passageiros cinco formas diferentes de voar:
La Première (Primeira Classe): Unindo conforto e serviços personalizados e exclusivos, a primeira classe da AIR FRANCE é antes de tudo luxo e intimidade. Uma cabine (composta de 4 a 8 poltronas) idealizada para ser uma promessa de bem-estar, aliando conforto (posicionamentos angulares das poltronas permitindo acesso direto aos corredores sem necessidade de incomodar o passageiro ao lado; além de se transformarem em uma cama com 2 metros de comprimento com colchão, edredom com plumas de ganso, cobertor em pura lã merinos e uma almofada “boudoir” vermelha, e possuírem função de auto-massagem) e tecnologia (tela de vídeo interativa de 10,4 polegadas, fones de ouvido Wi-Fi compensadores de ruído, videogame, programa de vídeo “à la carte”, tomada de alimentação para PC, telefone individual e iluminação ambiente e lâmpada de leitura com fibra ótica). Serviço personalizado, inteiramente criado para o passageiro como atendimento e acompanhamento personalizados, sala VIP privada repleta de conforto e intimidade, prioridade no embarque e desembarque, prioridade também na retirada de bagagens e um kit de viagem fantástico (uma roupa confortável, um porta-sapatos, chinelos e um nécessaire de conforto Première, contendo cremes hidratantes, máscara de repouso e objetos de higiene). O cardápio é elaborado por Guy Martin - chefe do Le Grand Véfour de Paris. A carta de vinhos é selecionada por Olivier Poussier, eleito melhor sommelier do mundo no ano 2000. Possui ainda champanhe cuvée especial, licores, uma seleção de 9 variedades de chás e infusões, além de um cardápio de águas minerais. O serviço é efetuado em mesas cobertas com toalhas brancas Ornée de jours Venise e guardanapos. A louça é de porcelana branca, copos e talheres são assinados pela AIR FRANCE.


Affaires (Classe Executiva): Nesta classe, disponível somente em voos transcontinentais, o passageiro escolhe quando relaxar, trabalhar e dormir. A nova classe oferece todo o conforto e serviços essenciais para uma viagem tranquila, onde todos os esforços têm como objetivo assegurar que o passageiro chegue ao seu destino descansado e relaxado.
Alizé (Classe Econômica Premium): Classe específica desenvolvida pela AIR FRANCE para os voos para o Caribe e Oceano Índico (como Antilhas, Guiana Francesa e Ilhas Mauritius). Com uma perfeita disposição a bordo, a cabine Alizé oferece conforto para uma viagem tranquila e relaxante com poltronas que reclinam 123° e possuem massageadores para os pés. A versão internacional desta classe é chamada de Premium Voyageur e foi introduzida em 2009, sendo ideal para viagens de negócios à preços acessíveis.
Voyageur (Classe Econômica): Esta classe segue os rigorosos padrões da indústria internacional com características de conforto (poltronas que reclinam 118°, telefone e tela de LCD individual) e segurança. Apesar de ser Classe Econômica, oferece serviços excepcionais para os padrões mundiais.


Um ícone chamado ConcordeA AIR FRANCE se tornou conhecida na Europa por operar voos, juntamente com a inglesa British Airways, utilizando o Concorde (avião supersônico). O serviço regular começou no dia 21 de janeiro de 1976 com um voo inaugural entre Paris (Charles de Gaulle) e Rio de Janeiro, e por quase quatro décadas, o Concorde foi um dos principais símbolos da companhia aérea francesa. Após um grave acidente aéreo com um avião Concorde no dia 25 de julho de 2000, onde todas as 109 pessoas a bordo morreram, a companhia decidiu retirá-lo da sua frota definitivamente, um passo que foi também seguido pela sua congénere britânica. O último serviço regular com o Concorde entre Paris e Nova York foi realizado no dia 31 de maio de 2003.


Os uniformesA AIR FRANCE contratou suas primeiras aeromoças em 1946. Além de tornar as viagens mais agradáveis, elas tinham um segunda missão: divulgar a alta moda francesa. Como uma companhia aérea francesa, a AIR FRANCE sempre primou pelos modelos de uniformes de seus atendentes de bordo e pilotos. Renomados estilistas contribuíram para a imagem da companhia aérea, criando uniformes inesquecíveis e impecáveis como manda a moda francesa:
1946: Georgette Rénal
1954: Georgette de Trèze
1963: Marc Bohan por Christian Dior
1964: Nina Ricci
1968: Pierre Cardin
1969: Cristóbal Balenciaga
1971: Jacques Esterel
1973: André Courrèges
1976: Jean Patou (para o Concorde)
1976: Maison Rodier
1978: Carven, Nina Ricci e Grès
1979: Hermès
1985: Nina Ricci (para o Concorde)
1986: Christian Dior
1987: Georges Rech
1987: Nina Ricci, Carven e Louis Féraud
2005: Christian Lacroix


A evolução visualApós sua formação em 1933, a AIR FRANCE adotou como logotipo um cavalo-marinho (proveniente de sua antecessora Orient Air), conhecido como hippocampe ailé. Até a década de 70 esse logotipo simbolizou a companhia aérea francesa. Na década seguinte a empresa adotou um novo logotipo, mais simples e sempre com as cores da bandeira francesa. O penúltimo logotipo utilizado pela AIR FRANCE foi adotado em meados da década de 90. Depois da fusão com a holandesa KLM em 2003, o famoso hippocampe ailé voltou a ser utilizado, mas apenas nas fuselagens dos aviões da empresa francesa.


Em fevereiro de 2009, a AIR FRANCE revelou sua nova identidade visual cuja substituição nos aviões foi feita de forma progressiva para evitar custos extraordinários. A integração do novo logotipo foi realizada ao ritmo de entrega dos novos aviões e nas operações de manutenção da frota, ocasiões que foram aproveitadas para pintar as aeronaves. O novo logotipo, criado pela agência Brandimage e agora escrito numa só palavra, é elegante e moderno, mantendo as cores nacionais da bandeira francesa, o azul marinho, o branco e o vermelho, e traduzindo a evolução que a AIR FRANCE teve ao longo dos últimos anos.


Os slogansWhere the sky is most beautiful. (2002)
Faire du ciel le plus bel endroit de la terre. (2002)
Making the sky the best place on earth. (1999)
We conquer your heart in the flight. (1997)


Dados corporativos● Origem: França● Fundação: 7 de outubro de 1933● Fundador: Fusão de várias companhias aéreas francesas● Sede mundial: Paris, França● Proprietário da marca: Air France-KLM Group● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Jean-Cyril Spinetta
● CEO: Alexandre de Juniac● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 258 aeronaves● Destinos: 188
● Hub principal: Aeroporto Charles de Gaulle (Paris)
● Programa de milhagem: Flying Blue● Passageiros transportados: 71.3 milhões (2010)
● Presença global: 91 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 71.000● Segmento: Aviação● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira● Principais concorrentes: British Airways e Lufthansa● Ícones: O Concorde e os serviços da Primeira Classe
● Slogan: Making the sky the best place on earth.● Website: www.airfrance.com

A marca no mundoAtualmente a AIR FRANCE, como empresa de bandeira da França, realiza voos para 188 destinos em 91 países, a partir de seus dois principais hubs, em Paris (aeroporto Charles de Gaulle) e Lyon (aeroporto Saint Exúpery), além de voos domésticos e regionais, operados pelas afiliadas Brit Air, Regional Airlines, CityJet e British European, em regime de franquia. A frota de 258 aviões, não incluindo as empresas regionais e afiliadas, faz diariamente mais de 1.700 voos. O programa de milhagem Flying Blue, que possui mais de 15 milhões de membros, é atualmente o maior da Europa. O e-ticket da companhia aérea faz 14.5 reservas por segundo e vende mais de 6.000 passagens diariamente. O serviço de transporte de passageiros corresponde a 80% do faturamento da empresa, enquanto o transporte de carga responde por outros 13%. A AIR FRANCE é a terceira maior companhia aérea de passageiros internacionais, quarta em carga e a segunda prestadora de entretenimento aeronáutico. Somente em 2010 a companhia aérea francesa e suas afiliadas transportaram mais de 71 milhões de passageiros.

Você sabia? A companhia aérea francesa tem 90% dos voos non-stop (diretos).
 A música tema da AIR FRANCE, utilizada durante o embarque e desembarque dos passageiros nas aeronaves, é a “The World Can Be Yours” do grupo Telepopmusik.
 No dia 31 de maio de 2009, o voo AF 447 da AIR FRANCE que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro com destino ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle em Paris caiu no mar com 228 pessoas a bordo entre passageiros e tripulação. Não houve sobreviventes


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).